Comunhões EVENTOS & FESTAS Mesas de Chuches

Monta a tua própria mesa de doces caseira para uma Comunhão

celebraçao comunhão
Escrito por Funtastyc

O que é que não pode faltar numa celebração de Comunhão? De certeza que uma boa mesa de doces com a qual as crianças não deixem de desfrutar do momento

As guloseimas, snacks e doces compõem um dos momentos mais desejados pelas crianças. De facto, quem é que não gosta de receber um saco de lembrancinhas com os melhores doces após a refeição? 

Tendo em conta as medidas de prevenção e higiene necessárias para garantir a segurança dos convidados, é preciso preparar uma mesa de doces com atenção aos pormenores. 

Podes preparar uma mesa de doces ou alguns sacos de lembrancinhas individuais para tornar este momento tão divertido como seguro. Para isso, a Funtastyc partilha contigo uma série de conselhos para preparar os melhores doces para uma comunhão.Ou, se preferir, pode também fazer um bolo de gomas para a comunhão.

Conselhos profissionais para criar a tua mesa de doces caseira

Afinal, do que não te podes esquecer ao montar uma mesa doce? 

  • Número de convidados 

Quantos convidados irão participar do teu evento? Uma vez confirmado o número de convidados, deves ter em conta quantos adultos e crianças irão, já que há algumas guloseimas concretas para as crianças. Por exemplo: cones de guloseimas, sacos de doces, chupas, alcaçuz preto, etc. etc. 

  • Quantidade de guloseimas por convidado.

A quantidade de guloseimas que recomendamos é de 250g por convidado. Portanto, se receberes 40 convidados, a quantidade ideal a ser servida será de aproximadamente 10 kg de guloseimas. Podem ser guloseimas, nuvens, alcaçuz, drágeas de chocolate, ou as que quiseres.

  • Tipos de doces que não podem faltar e proporções.

Normalmente, os doces que predominam são os doces de gelatina e pode completar a mesa de doces com marshmallows, línguas e alcaçuz, bengalas doces, pode também comprar chocolates e dagrees, biscoitos, etc. Pode também dar um toque salgado com pipocas e nozes. Também se pode dar um toque salgado com pipocas e nozes. No entanto, convém notar que, no caso das comunhões, como estas tendem a reunir muitas pessoas com gostos diferentes, é necessário oferecer várias opções para agradar e adoçar todos os participantes. Por isso, a escolha de uma mesa de doces original para uma comunhão é importante e decisiva.

Relativamente às proporções: 

    • 50% de gomas.
    • 30% de outras guloseimas: nuvens, línguas, alcaçuz etc.
    • 10% de chocolate.
    • 10% de snacks salgados.
  • Como escolher os doces perfeitos para o teu candy bar.

Ao falarmos de cores, os tons pastéis e brancos são os mais comuns entre as mesas de doce de comunhão. Quando a comunhão é de menino, a cor favorita entre os pais é o azul; mas quando é a comunhão de uma menina, a cor rosa é a mais comum. 

No entanto, não há regras quando a imaginação das crianças vai além do esperado: cores amarelas, verdes, vermelhas e muito mais podem colorir esta bela mesa de doces!  

É claro que os doces que ficam expostos sobre a mesa são muito elegantes. Com formas de flores, borboletas, corações, estrelas… Sem falar das combinações com tons brancos, perolados, prateados, dourados e muito mais. 

As bolas choco cranch, aquelas bolas de bolacha e chocolate com acabamento brilhante, também dão um toque muito sofisticado à tua mesa de doces. E, claro, são deliciosas!

Podes utilizar recipientes de vidro, plástico ou papel. Embora, é claro, o vidro dê um toque extra de elegância à tua mesa doce.

Espalha diferentes potes ou caixas já abertos sobre a tua mesa de doces para que os convidados só tenham de escolher o que quiserem e saborearem as doçuras da mesa. É esta uma maneira simples de ver rapidamente todas as opções de doces disponíveis e apreciar os seus sabores.

As guloseimas quase sempre são distribuídas em potes de vidro, de 1 ou 2 litros (a depender das quantidades). Ou se preferires, podes servi-las em pequenos copos, pratos, saquitos ou caixas com porções individuais.

Por outro lado, as nuvens, com mais volume, são servidas em potes de vidro mais profundos, com mais ou menos 5 litros. Ou podes também preparar espetadas de gomas, como explicaremos mais adiante.

As canas pica sabor morango e os palitos de alcaçuz são distribuídos em recipientes abertos com formato cilíndrico como vasos, de forma que os convidados possam levá-los facilmente de um lado para o outro.

As barras de chocolate, como as extrafinas da Nestlé, os bombons e bolachas são servidos em bandejas longas ou em tarteiras de vidro, que ficam no centro da mesa.

As pipocas são servidas em caixas de papelão ou em saquitos individuais. Já os frutos secos podem ser colocados em saquitos ou em potes em formato de aquário, para serem servidos com colher.

  • Decoração e acessórios para adornar a tua mesa doce.

Depois de escolhidos os doces, passamos para a decoração. Afinal, além de saborosa, a tua mesa deve estar linda!

A depender da paleta de cores e das guloseimas escolhidas, não te podes esquecer de comprar a toalha de mesa, o tule, balões e guirlandas nos mesmos tons. Também podes decorar a mesa de doces com velas ou caixas decorativas feitas em papel cartão ou madeira. Sem falar nos porta-retratos da criança cuja comunhão está a ser celebrada.

Relativamente aos acessórios, deves incluir colheres ou pinças para que os teus convidados possam se servir, além de pratos, copos e guardanapos. E assim já está completa a tua mesa de doces!

Faz os espetos para o teu evento em 4 passos 

  1. Escolhe as nuvens: são a base dos espetos mais doces. Escolhe o sabor e a forma que mais gostas e combina-os com as snacks e guloseimas favoritas dos convidados da comunhão.
  2. Perfura-as com o palito: depois de escolheres as guloseimas, alterna as suas posições de acordo com os diferentes sabores e espeta-as com um palito de madeira.
  3. Cobre-as com um saco: para proteger as guloseimas de infeções ou partículas externas, cobre-as com um saco plástico ou individual para garantir a sua segurança e higiene.
  4. Laço: dá um toque pessoal e fecha os saquitos com laços das cores favoritas das crianças.

Faz tu mesmo as lembrancinhas para os teus convidados

Ninguém conhece os convidados melhor do que tu. Portanto, que tal preparares as lembrancinhas que vais servir nesta celebração? Partilhamos algumas dicas para preparares as lembrancinhas de forma rápida, simples e adequada a todos os gostos.

  1. Escolhe o recipiente mais adequado para o doce ou snack que quiseres oferecer.
  2. Escolhe os doces preferidos da criança cuja comunhão estás a celebrar. Coloca-os com cuidado dentro do recipiente de cada convidado.
  3. Fecha a embalagem com um lindo laço, de modo a preservar a frescura e a limpeza das guloseimas.
  4. Personaliza cada detalhe com uma linda etiqueta em que se pode ler o nome da pessoa a quem vais oferecer a lembrancinha. Ela irá adorar!

Torna esta comunhão inesquecível com a ajuda da Funtastyc! E se quiseres comprar as lembrancinhas pelo nosso site, consulta o nosso catálogo de lembrancinhas.

Sobre el autor

Funtastyc